domingo, 30 de abril de 2017

FESTIVAL DE BASQUETE DA APAED !


Sábado dia 06 de maio de 2017, por volta de 08 horas da manhã, inicia um dos grandes eventos promovidos pela APAED. O Festival de Basquete é uma confraternização de todas as crianças envolvidas nas aulas do projeto MEU FILHO UM ATLETA, onde aos sábados são escolhidas escolas as quais o basquete é desenvolvido. É com grande alegria, que promoveremos nosso primeiro evento do ano, reunindo crianças dos núcleos Papa Basket, Rainha da Paz, Neusa Rodrigues, Caic e Céu, onde desde o mês de março já fazem aulas periódicas sobre o comando dos professores da APAED. Será sem dúvida, uma grande festa do esporte, onde estará presente atletas das equipes da cidade no masculino e feminino, ex atletas que já fizeram história no projeto, além claro, de convidados, autoridades políticas, familiares e comunidade, Estará presente também, nossa querida diretora Aline Rodrigues que sempre deixou as portas abertas da Escola para as atividades esportivas, apoiando de forma integral a implantação do projeto. Convidamos a todos para participar deste grande evento, onde através do esporte, podemos transformar vidas e formar grandes cidadãos. 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

NÚCLEO NEUSA RODRIGUES INICIA SUAS ESCOLINHAS DE BASQUETE DA APAED!


 Hoje dia 27 de abril de 2017 iniciou as escolinhas de basquete da APAED, do projeto Meu Filho um Atleta, Foram abertas duas turmas, uma feminina no horário de 14 horas, e outra, masculina, no horário de 16 horas. Foi um sucesso e uma alegria imensa reabrir um núcleo que tanto contribuiu na formação cidadã de jovens do projeto, bem como a identificação de talentos para as equipes de competição. Agradecimentos sinceros a nossa querida Diretora Lucimar Luíza Dias que não mediu esforços para que o projeto voltasse à escola.












APAED E Esporte formando grandes cidadãos !

terça-feira, 25 de abril de 2017

NÚCLEO CAIC INICIA AS ESCOLINHAS DE BASQUETE !

Hoje dia 25 de abril, foi a vez do Núcleo de Iniciação Caic abrir suas escolinhas de basquete do projeto Meu Filho um Atleta, projeto que faz parte da APAED,  Associação que coordena esportivamente as atividades nas escolas a qual o basquete é inserido. As aulas serão sempre as segundas, quartas e sextas a partir das 17:30 e terminando as 18:30. O professor responsável pelo trabalho é Luíz Fernando que tem uma grande experiência com o basquete em anos anteriores na APAED. Será auxiliado pelas estagiárias Maria Luíza e Ketheleem ambas atletas e estudantes do curso de Educação Física. É com grande alegria que oferecemos o basquete como meio de educação e inclusão social para aos alunos da escola, bem como comunidade dos bairros periféricos, auxiliando famílias e jovens no crescimento pessoal por meio do esporte. 

sábado, 15 de abril de 2017

ESCOLA DE TREINADORES DA APAED !



   Nesta quinta 13/04/2017, os professores da APAED, se reuniram para mais um encontro de estudos e planejamento, onde foi discutido assuntos sobre, organização de horários dos núcleos, metodologias de trabalho com crianças e adolescentes, tipos de treinos de iniciação, e ética profissional. As reuniões elaboradas desde o mês de fevereiro, tem contribuído bastante para a evolução do grupo formado recentemente neste ano, e vem trazendo benefícios para as crianças atendidas no projeto.
   Até o momento, os núcleos Papa, Rainha e Cèu vem trabalhando as escolinhas e na semana que vem os Núcleos Caic, e Neusa Rodrigues devem iniciar seus trabalhos totalizando 5 espaços para a prática esportiva e social. Devemos iniciar ainda no mês de abril ou início de maio, os Núcleos Hermenegildo e Maria de Fátima atingindo assim uma grande quantidade de crianças atendidas no projeto Meu Filho um Atleta.
   Portanto para atingirmos esses resultados é preciso muito estudo e dedicação dos professores E estagiários da APAED, que a cada 15 dias se reúnem para estudos e discussão sobre o trabalho desenvolvido nos núcleos, bem como a relação estabelecida na escola e comunidade, sempre adquirindo novos conhecimentos e estratégias para atender cada vez melhor crianças e adolescentes que buscam aprender com o basquetebol.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

APAED E POLIVALENTE SÃO DESTAQUES NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

Estudantes de Araguari representam Minas no Brasileiro Escolar de Basquete




   O time feminino de basquete da Escola Estadual Madre Maria Blandina, situada em Araguari, representou Minas Gerais no VI Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete, que aconteceu entre os dias 1º e 9 de abril, em Recife, Pernambuco. Durante os sete dias, a competição reuniu, nos ginásios da Universo e do Centro Esportivo Salesiano, mais de 800 alunos-atletas e 48 times, femininos e masculinos, de todos os estados do Brasil.

   Formada por 12 alunas do Ensino Médio, a equipe treinou todas as terças e quintas-feiras e aos sábados para o torneio. “Fizemos o possível para que elas chegassem confiantes e preparadas para o campeonato”, explica Mauricio Diniz, professor e técnico do time.

   Na primeira fase, as meninas derrotaram as equipes de Goiás e Tocantins. Já na segunda etapa, o time do norte de Minas venceu o duelo contra Santa Catarina por 38 a 30 e se classificou para a série ouro. Nessa fase, conquistaram vitória sobre o Rio Grande do Sul por 39 a 24 e foram derrotadas pelas estudantes do Distrito Federal por 37 a 32 e do Paraná por 74 a 20. “Foi uma disputa muito intensa, pois enfrentamos equipes que treinam praticamente todos os dias”, explica a atleta Natânia Monteiro, aluna do 3º ano do Ensino Médio. Na classificação geral, a equipe mineira ficou na 7ª colocação.

   Apesar do resultado, Natânia garante que a experiência foi proveitosa. “Ninguém acreditava na gente. Ficar entre os oito colocados, representar o nosso estado e a nossa cidade foi espetacular. Além disso, foi uma oportunidade de conhecer outras atletas, compartilhar informações sobre os jogos escolares e compreender a maneira como pensam e vivenciam o esporte”, afirma.


   Agora, as estudantes se preparam para a disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) mirando o bicampeonato. “Já estamos retomando os trabalhos para a competição. Temos adversários de peso, vai ser muito difícil. A responsabilidade também aumenta, pois a expectativa e a cobrança são maiores para equipes que já vem participando e conquistando lugares de destaque a nível nacional”, comenta Maurício.

   Os estados de São Paulo e Paraná consagraram-se campeões no naipe feminino e masculino, respectivamente, e representarão o país no mundial da modalidade, que vai acontecer de 29 de abril a 07 de maio, em Porec, na Croácia. O VI Campeonato Brasileiro Escolar é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC ) e Federação do Desporto Escolar de Pernambuco (FEDEPE.


O Projeto

   As estudantes da equipe de basquete feminino fazem parte do projeto “Meu Filho é um atleta”, realizado na Escola Estadual Madre Maria Blandina pela Associação de Pais e Amigos dos Estudantes Desportistas (Apaed). “É um projeto independente, que surgiu na década de 90, com o objetivo de ajudar crianças e adolescente a descobrirem suas vocações esportivas e levá-las para competições pelo país. Através do esporte, buscamos também melhorar o desempenho e o comportamento dos alunos”, explica Maurício Diniz.
Treinando a equipe há seis anos e presidindo o projeto há 13, Maurício destaca a importância da Escola Madre Maria Blandina, também conhecida como Polivalente. “Sempre foi o local de referência, o centro de treinamento e o espaço para o esporte em nossa cidade. Mais de mil alunos-atletas já passaram pelo projeto e trouxeram muitas alegrias para o município”, diz o professor, que também é ex-aluno da instituição.
   Na escola, o projeto está presente desde os anos 2000 e, além do basquete, oferta aulas de futebol e xadrez no extraturno. Segundo a diretora Valéria Landa, a união esporte e educação mais do que premiações, possibilita o crescimento individual dos estudantes. “Eles ficam autoconfiantes, motivados, responsáveis, superam limites e sentem-se úteis para a sociedade, pois tornam-se referência para os amigos e para a comunidade. Além disso, contribui para diminuir a evasão escolar, pois, para participar, os alunos precisam estar frequentes”, explica.
   A iniciativa também é realizada em outras escolas municipais e conta com aproximadamente 400 participantes, com idades entre 7 e 12 anos. De acordo com Maurício, a meta é ampliar esse número para 800 alunas até o final do ano e abrir espaço para o basquete masculino. “Vamos aproveitar as nossas três ex-atletas, que estudam Educação Física e já atuam como monitoras, e os dois professores disponibilizados pela prefeitura para conseguirmos expandir nossas atividades e encontrar novos potenciais. Também aguardamos o nosso ginásio ficar pronto ”, comenta.
   De acordo com a diretora da escola, em 2017, as atividades também serão realizadas aos sábados. “O objetivo é trazer a comunidade e alunos de outras instituições para desfrutar do projeto, encontrar mais talentos em nossa cidade e aproximá-los da escola”, explica.

FICHA TÉCNICA - QUEM VAI SOBRAR!

   O Bem-te-vi perdeu todos os limites. Começou a cantar às quatro da manhã. Bagunçou a casa da Dona Joana, confundiu até os vira-latas perseguidores de carros da rua da frente. Era como se estivesse farto daquilo tudo. É o mais popular entre os seus. Com o peito estufado, de ventre amarelo e sobrancelha branca, migrou por tantas terras para que fosse ouvido. O cerrado é quem vive nele. O tamanho de um controle remoto é apenas um disfarce para alguém que ameaça serpentes, urubus e gaviões ao seu redor. O dom é sua pedra preciosa, mas falta espaço para lapidá-la. Assim, faz de cada lugar a sua morada, como se fosse um artista ou atleta de Araguari.

   Feito gente que não precisa de tanto para seguir em frente, o Bem-te-vi constrói o ninho apenas com capim e ramos de vegetais. Na cidade, improvisa. Outro dia, vi um berço feito de plástico, fios e papel. Enquanto isso, tem aqueles que ainda não sabem o que fazer diante do bocado que tem em mãos. Essa semana, o esporte do cerrado mineiro respirou no calor de Recife, com jovens atletas de Araguari. Em sua primeira viagem de avião, ficaram entre as oito melhores do país no Campeonato Brasileiro de Basquete Estudantil feminino. As campeãs, de São Paulo, representarão as cores do Brasil no mundial, na Croácia.

   Em Barbacena, o cantor André Salomão foi um dos premiados no Festival de Música Popular Livre. Mais uma alegria para o corintiano campeão mundial em 2012. A propósito, toda terça tem Show de Bolso no quintal de casa durante o mês de abril, em Araguari – reserve seu lugar. A primeira edição foi como “um jogador de futebol em um estádio com a torcida a favor”, como ele mesmo definiu. Salve a arte independente! E André, perdoe-me não poder prestigiá-lo de perto. Terças são sempre feito maratona e a passagem para Araguari/Uberlândia ultrapassou uma dezena no último ano.

   O esporte e a cultura pedem passagem onde um dia disseram que eles não teriam vez. Jamais se esqueçam dos heróis que regaram essas terras. De Abdala Mameri a Bim, Ferreira, Negretti e Quinzito. Do Trem das Gerais ao Pelézinho de Araguari. A voz que ressoa daqui também ecoa pelo cerrado, feito um Bem-te-vi. O suor que escorre no peito é o mesmo que lava a alma, como um banho na Cachoeira das Irmãs. Temos cenário, protagonistas e história para contar. Então não me venham com indagação do que ganhariam em troca, se investissem corretamente em cada um. Ou vai dizer que os quase dez anos de interdição do Ginásio Poliesportivo é um simples erro de cálculo?

   É tempo de abraçar quem faz a roda girar sem esperá-los ser dignos de merecimento. De cuidar das riquezas que abrigamos. Devolver para a cidade aquilo que as novas gerações sequer conheceram. Um ginásio lotado, uma equipe profissional, as famílias nas ruas por um festival de bandas locais. Tem lugares onde a água ainda é atração – Salve Velho Chico! Outros em que a dança engana a miséria e a fome – Salve o Maracatu! E tem aqueles onde até um Bem-te-vi perde a noção do tempo. É hora de despertar. Afinal, o mesmo pássaro que fez daqui a sua morada, pode bater asas e voar.

terça-feira, 11 de abril de 2017

HOMENAGEM EQUIPE DE BASQUETE FEMININO ENTRE OS 8 MELHORES DO BRASIL

Sim, somos atletas, as atletas que representaram Araguari e Minas no Basquete feminino, as atletas que lutaram firme para poder chegar ate aqui hoje ! este ai é o nosso time, um time que eu tenho orgulho de participar .
E é aí onde a gente chegou ,uma sementinha que foi plantada em cada escola desta cidade a mais de 6 anos atrás , onde descobriu essas pessoas incríveis que tem um potencial enorme.
Quero agradecer as meninas ( Kath, Isa, Leandra....) que não puderam ir com a gente neste campeonato , que através delas e de muitas outras pudemos chegar onde estamos !
Pra um time que nem estrutura direito tem pra treinar não há vitória melhor que essa, não saímos derrotados saímos vitoriosos <3 <3
Quero agradecer ao nosso ( Pai , treinador , técnico , amigo) Mauricio pelos incentivos , pelos puxões de orelha, pelos conselhos por tudo.
Quero agradecer a diretora da nossa escola (Polivalente ) que nos apoiou bastante por essa nossa jornada .

E quero agradecer a cada menina do nosso time, tivemos sim alguns desentendimentos algumas discussões mais valeu e ainda vale a pena <3

segunda-feira, 10 de abril de 2017

BASQUETE FEMININO DE ARAGUARI ESTA ENTRE OS MELHORES DO PAÍS










   As equipes masculinas e femininas participantes do IV Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete que está acontecendo em Recife (Pernambuco) mostraram que o nível da competição é alto. Os jogos desta semana resultaram na classificação de 16 estados para as quartas de final ou a fase ouro, como é conhecida.A equipe feminina de basquete de Araguari permaneceu entre as classificadas.
   
   As 12 atletas e o técnico Maurício Diniz partiram para a cidade de Recife no dia 1º de abril, para disputar os jogos e representar o estado de Minas Gerais. A equipe venceu três jogos seguidos, obtendo uma considerável pontuação.No dia 2, a equipe conquistou sua primeira partida no Campeonato contra a equipe de Goiás. O segundo jogo contra Tocantins aconteceu na terça-feira, 4. Na última quarta-feira, 5, elas tiveram mais uma vitória. Desta vez, contra a equipe de Santa Catarina. Os jogos das semifinais começaram na quinta-feira, 6.“Estamos muito satisfeitos, pois, alcançamos nosso objetivo que era estar entre os oito times melhores do Brasil. 

   É muito bom ver o desenvolvimento destas jovens que são do projeto social da APAED e hoje se tornaram referência para vários outros adolescentes,” disse José Humberto Ferreira, professor e coordenador da APAED (Associação dos Pais e Amigos dos Estudantes Desportistas).A sexta edição do torneio reuniu cerca de 800 atletas com idade entre 14 e 18 anos de várias regiões do país. A competição é uma seletiva para o Mundial Escolar de Basquete que acontece no final de abril, em Porec, na Croácia. Ao todo, são 48 de todo o país na disputa pela chance de representar o Brasil no circuito internacional. São duas vagas para o Mundial destinadas aos primeiros colocados no masculino e no feminino.Para o professor, a participação neste tipo de campeonato é importante para as atletas, uma vez que promove um intercâmbio, a socialização e interação com outras escolas, alunos, trazendo ainda novos conhecimentos.Hoje elas estão representando não só Araguari, mas também o estado de Minas Gerais em um Campeonato muito importante e que reuniu centenas de pessoas de diferentes regiões. 
   
   Elas são revelações do esporte araguarino e merecem todo reconhecimento,” completou.O Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Federação do Desporto Escolar de Pernambuco (FEDEPE). Os jogos estão sendo realizados nos Ginásios da Universo e do Colégio Salesiano, e se estendem até o dia 9 de abril.

Basquete de Araguari

   A equipe é composta pelas atletas: Kamila Pereira, Sara Rufino, Yasmim Maraia, Cecília Magalhães, Clara Alice Martins, Natanea Monteiro, Karolaine Ferreira, Larissa Mariana, Nathalia Marques, Lorraine Santos, Kethelin Marques e Joseane Medeiros que demonstravam ansiedade e grande expectativa pela participação no Campeonato.

   As jovens são alunas da Escola Madre Maria Blandina (Polivalente) tendo como diretora Valéria Landa Alfaiate Carrijo e participam do projeto social Meu Filho um Atleta, promovido pela APAED e coordenado pelo professor José Humberto Ferreira.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

POLIVALENTE CLASSIFICADO PARA AS QUARTAS DE FINAL DO BRASILEIRO ESCOLAR !


Hoje foi um dia de grande alegria, pois nossas atletas da APAED, que representam a Escola Madre Maria Blandina ( Polivalente), nas principais competições escolares, venceu mais um adversário importante no cenário do basquetebol brasileiro. A equipe de Santa Catarina foi derrotada por nossas meninas pelo placar de 38 a 30, em um jogo emocionante do começo ao fim. Estamos confiantes mas ao mesmo tempo cientes do grande desafio pela frente, pois grandes adversários como Parará, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com muito apoio nas categorias de base, estarão brigando com nós pelos lugares mais altos da competição.

terça-feira, 4 de abril de 2017

ATLETAS DA APAED E DO POLIVALENTE VENCEM SEUS PRIMEIROS JOGOS NO BRASILEIRO ESCOLAR !


As atletas da APAED, e que representam o Polivalente nos Jogos Escolares de Minas Gerais, estão em Recife ( Pernambuco), participando do VI Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol, onde 24 estados estão na disputa por uma vaga no mundial escolar que será realizado na Croácia neste ano. Estamos muito orgulhosos dessa equipe que a muito vem dando alegrias para a cidade de Araguari, representando com brilhantismo nosso estado nas principais competições.

domingo, 2 de abril de 2017

ATLETAS DO PROJETO MEU FILHO UM ATLETA REPRESENTARÃO MINAS GERAIS NO BRASILEIRO ESCOLAR EM RECIFE ( PERNAMBUCO) !

      O projeto Meu Filho Um Atleta, coordenado pela APAED,  vem representando Minas Gerais no basquetebol feminino a vários anos, com grandes resultados, e mais uma vez, nossas atletas foram convidadas para jogar o Brasileiro Escolar em Recife ( Pernambuco). Representaremos a Escola Estadual Madre Maria Blandina, ( Polivalente), a qual a vários anos é parceira do projeto. Estamos muito contentes com este convite e realizados pelo trabalho feito até o momento, pois mostra que o desenvolvimento de nossas atletas foi evidenciado. Agradecemos a imprensa de Araguari, bem como as autoridades que nos receberam no gabinete do Prefeito Marcos Coelho que com muito carinho, homenageou nossas campeãs. Agradecemos também a Secretaria de Esportes e de Educação representadas pelo nossos Secretários Sebastião Naves e Werley Macedo que não vem medindo esforços para novas conquistas na área social, estendendo o projeto aos bairros carentes. Agradecemos também a nossa diretora Valéria Landa Alfaiate, pelo apoio total ao trabalho realizado na cidade e também na escola, abrindo as portas, para a formação de atletas e pessoas que serão com certeza grande cidadãos. Ressaltamos aqui, a capacidade de liderança e organização de nosso incansável Professor José Humberto Ferreira, idealizador do Projeto na cidade, onde o mesmo, dá todo suporte para que nosso trabalho possa ser colocado em prática, Parabéns meninas do Basquete Araguarino, parabéns APAED, Associação que a anos coloca Araguari no cenário mineiro esportivo e até nacional na modalidade Basquetebol.