O
projeto “Meu Filho um Atleta” é um
projeto voltado para crianças e adolescentes, de ambos os sexos, residentes nos
bairros de Araguari, na faixa etária de 07 a 17 anos, que necessitam de apoio e
oportunidades para desenvolver seu potencial não só esportivo como também no
âmbito afetivo, social e psicológico.“APAED”
propõe caminhos para fomentar a educação esportiva de crianças e adolescentes
dinamizar a relação da população menos favorecida pelos órgãos públicos com o
esporte educacional, recreativo (lazer) e de alto rendimento. Trabalhamos para
a universalização, inclusão social e desenvolvimento humano por meio do esporte
Cada
núcleo do projeto “MEU FILHO UM ATLETA”
é diferente, porque cada escola, bairro e diferente; tem características e
peculiaridades de seus gestores e moradores. Seu filho sempre pode aprender
algo com nossos professores, porque quando paramos de aprender deixamos de
viver, e a família sozinha não está conseguindo educar ou seja preparar para os
desafios da vida. Quando a família cresce, aumentam as responsabilidades e
diminui o tempo em que todos conseguem ficar juntos. Com isso, talvez se torna
mais difícil ver demonstração de amor. Os professores da “APAED” procura sempre estar atento em cada aula, treino ou
encontro com as crianças, adolescentes, familiares, diretores e professores
onde acontecem as aulas, porque, aprendemos constantemente, e com todos. Nunca
se sabe quando ou de onde vira nossa próxima lição (Mike Krzyewski – Coach K).
Ao
enfrentar novos desafios, é fundamental contar com o apoio de quem nos ama, com
o apoio da família, da escola e do projeto “MEU
FILHO UM ATLETA”, eu posso ir em frente sem medo, pois sei que, mesmo se
fracassar, não estarei desamparado. Confiar é acreditar, gera confiança, acredito
que você vai cuidar de mim, “APAED”
tem demonstrado com seus professores e equipe administrativa ao longo dos anos
que faz um excelente trabalho em todos os bairros de Araguari onde, por meio do
esporte está conseguindo transformar pessoas, vidas e até famílias. Quando
estamos juntos nos tornamos melhores, menos tristes ou mais festivos. Já não
somos seres isolados, mas uma unidade.
Os
professores da “APAED” são
entusiasmados, empolgados, responsáveis contagiam as crianças e adolescentes
com o amor inabalável em suas aulas de basquetebol, mesmo nos momentos mais
difíceis nunca perdem o ânimo, na luta diária de redirecionar seus alunos no
caminho da verdade, dignidade, respeito aos familiares, professores, colegas e
aos princípios éticos do cidadão, afastando-os dos vícios das drogas,
prostituição e da criminalidade.
O
sucesso de qualquer projeto esportivo está na competência, discernimento,
empenho, dedicação e motivação dos professores envolvidos no dia a dia com as
crianças, adolescentes e seus familiares, pensando nisso nos, dá “APAED” criamos a: “ESCOLA DE PROFESSOR/TÉCNICO”.
Semanalmente
realizamos reunião (pode ser presencial
ou virtual) de avaliação da semana que passou, planejamos a próxima,
discutimos e analisamos novas técnicas e estratégias de ação, para melhorar o
conteúdo, a forma, a maneira de abordar (crianças, adolescentes, familiares e a
comunidade) e de dar aula.
No
último sábado de cada mês (ou quinzenalmente) é realizado clínica de
aperfeiçoamento e atualização com duração de 06 a 08 (oito) horas, onde os
professores envolvidos no projeto recebem temas para estudar, pesquisar,
planejar e após todo esse processo apresentá-los para os colegas professores as
melhores alternativas e estratégias de ação para desenvolvê-las no dia a dia
com as crianças e adolescentes.
A
cada 6(seis) meses são realizadas “Clinicas
de Atualização e Aperfeiçoamento” com um professor (a) convidado
especialmente para abordar temas relacionados ao “Basquetebol”, buscando novas técnicas e métodos eficientes de
trabalho para entender o que é basquetebol e suas nuances, e com isso
compreender o que é iniciação, treinamento e aperfeiçoamento. Normalmente estes
cursos duram 3(três) dias sendo 10(dez) horas diárias de aula, perfazendo um
total de 30(trinta) horas de curso. São momentos enriquecedores de troca de
conhecimento e experiências para os professores envolvidos no projeto.
Realizamos
cursos de aperfeiçoamento e atualização com Psicólogos, Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros e outros profissionais, sempre no sentido de melhorar e
compreender ocomportamento humano e
familiar, para termos condições de ajudar crianças e adolescentes serem
cidadãos conscientes de seus diretos e principalmente de seus deveres.
Sabemos
através de estatísticas que de cada 1000(mil) praticantes de um determinado
esporte, apenas 1(um) será atleta do alto rendimento; o restante será cidadão
comum, precisamos estar cada vez mais preparados para ajudar este 1(um) ser um
campeão e alcançar seus objetivos, mas precisamos estar ainda mais preparados
para ajudar os 999(novecentos e noventa e nove) serem cidadãos de bem, livres
dos males que a própria sociedade coloca em seus caminhos. O valor do esporte
está em transpor seus ensinamentos para outros aspectos da vida.
Outro
ponto importante é a participação das crianças e adolescentes em eventos
esportivos, não só para motivá-los, mas principalmente para contribuir na
socialização, camaradagem, espírito de equipe, disciplina, autoconfiança, são
realizados os festivais esportivos. Estes festivais (são aos sábados) duram em
média de 4 a 6 horas onde as crianças e adolescentes são divididas em
categorias (minibasquete 08 e 10 anos, petiz 11 e 12 anos, infantil 13 e 14
anos, infanto-juvenil 15 anos e cadete 16 e 17 anos), o que menos importa
nestes festivais são os resultados dos jogos, são competições entre os vários
núcleos do Projeto “Meu Filho um
Atleta”.
“A
melhor herança que um pai pode deixar ao filho ou o educador ao discípulo é a
firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de aceitar derrotas”.“Cagigal”
Clique
nas imagens abaixo e conheça o núcleo mais próximo de sua residência para
matricular sua filha (o), sua neta (o) ou sobrinha (o) na pratica esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário